12 abril 2012

Tenho medo da minha dermatologista!







Em Janeiro resolvi ir a um dermatologista, porque tenho umas manchas escuras no pescoço há mais de um ano que me andam a incomodar. Não sendo eu de Lisboa e como a escolha de médicos baseia-se muito no boca-a-boca, fiz uma breve pesquisa no Google tentando encontrar bom feedback de dermatologistas em fóruns e sites da especialidade.

Encontrei boas referências acerca da Dra. Manuela Cochito («Bem, se vai à televisão, ao programa da Fátima Lopes, é porque deve ser boa», pensei eu) e em Novembro lá marquei uma consulta. Claro que com a própria Manuela Cochito só havia vaga após 5 meses, resolvi ficar com uma médica (Dra. Diamantino), ainda que a superstar Dra. Cochito supervisione a consulta e vá lá dar o seu parecer.

Disseram-me que tinha acne (eu, que não tenho uma única borbulha) e deram-me uns comprimidos fortíssimos e fizeram-me jurar a pés juntos que não iria engravidar nos próximos tempos, pois podem criar deformações nos fetos e coisas afins. Fui à farmácia com uma lista interminável de cremes de dia, bronzeadores factor 50 (eu que sou negra, mas dizem que é importante), cremes de noite, despigmentantes, sérum, creme hidratante extra, gel para não sei o quê, tendo deixado naquele estabelecimento cerca de 300 euros. Fora os 100 da consulta, claro.

Passados 3 meses de tratamento, não vi grandes melhorias na minha pele. As manchas continuam lá, embora a textura da pele possa estar melhor. Voltei ontem ao consultório porque tinha um peeling marcado. Peeling de ácido glicólico. Da forma como aquela porcaria ardeu, ninguém me tira da cabeça que aquilo não seria ácido sulfúrico, mas enfim, é melhor deixar de ser melodramática. Foi o primeiro de 3. E só não chorei de dor por vergonha.

Ora, o que me intriga na Dra. Diamantino é o seu ar de Stepford Wife. Simpática, sim. Excessivamente, diria eu. É daquelas pessoas que tem um sorriso estático nos lábios enquanto lhes contamos coisas sem graça nenhuma, do tipo «a minha pele estala de manhã» ou «as manchas não melhoraram».

Achei particular piada ao dizer-me que «após o peeling poderá fazer a sua vida normal». A verdade é que hoje sou uma versão mulata e cabeluda do Freddy Krueger.


E depois o pior de tudo: aperta a mão de forma frouxa. Só apetece é agarrar nela e dizer «SEJA VIGOROSA, MULHER!».

Torçam por mim. Eu só quero ter uma pele de bebé.

15 comentários:

  1. Até eu fiquei com medo :D Imagino os pensamentos da senhora. Alimenta-se do sofrimento alheio e no final fica triste por já ter aviado mais uma, menos uma para ver sofrer. AAAHHHHHHH lol

    Em modo de torcimento! Beijinho ;)

    ResponderEliminar
  2. oh mulher, se achares os peelings demariado agressivos e muito caros, podes sempre optar pelas versoes caseiras, mais progressivas, e bem mais baratas.

    pera aí que já te mando uns links jeitosos.

    (além de vários tratamentos anti-manchas disponíveis)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto está sempre a crashar, ja perdi duas vezes a lista, de modo que agora vai às pinguinhas.

      Clinique

      http://nl.strawberrynet.com/skincare/clinique/turnaround-radiance-peel-oily-once/93586/#DETAIL

      (creio que foi descontinuado, mas no strawberry ainda há)

      Eliminar
    2. Dr Dennis Gross (comprei, ainda nao comecei a usar)

      http://www.bathandunwind.com/brands/Dr-Dennis/face.asp#mu=%2Fbrands%2FDr-Dennis%2Fface%2FMD-Skincare-Alpha-Beta-Daily-Face-Peel.htm%3Fajax%3Dtrue%26cb%3D94292439

      (para leres as reviews)

      http://www.sephora.com/alpha-beta-daily-face-peel-P42787?skuId=1260942

      Eliminar
    3. MD Formulations (a Andorinha jura a pés juntos por esta marca)

      http://www.feelunique.com/p/md-formulations-My-Personal-Peel-System

      http://www.feelunique.com/p/md-formulations-Daily-Peel-Pads-x-40

      Eliminar
    4. Luna, sou horrível, desculpa apenas responder-te agora.
      Vou apontar todos estes links para pesquisar. Agora deveria meter-me nesta vida dos peelings só depois do verão, certo?
      De qualquer forma, muito obrigada. Beijos

      Eliminar
  3. Erm... não quero manchar a rep da senhora, mas os sintomas que descreves são muitíssimo semelhantes aos de ptiríase versicolor, que já tive e para a qual o tratamento é infinitamente menos agressivo. Se calhar deverias procurar uma segunda opinião? Nem sempre quem vai à tv tem os melhores créditos. Aqui no Porto, saberia dar-te a referência do melhor dermatologista da cidade (normalmente, os melhores têm consultório próprio, mas dirigem as especialidades em hospitais públicos também - pela minha experiência com dermas e oftalmos).
    Just saying.

    ResponderEliminar
  4. P.S. posso dar-te o nome do meu dermatologista, que era da tropa. a pólo norte também o conhece. da ultima vez que lá fui, para as minhas manchas receitou-me estes:

    http://www.bioderma.com/en/nc/the-products/what-s-new/category/108.html

    (mas ainda não vi nenhum milagre, tal como não vi com o clinique even better clinical)

    ResponderEliminar
  5. Eh pa, eu já fui a essa dermatologista! BAZA! Põe-te a milhas e vende os cremes solares às amigas.
    Eu fui lá e tinha efectivamente acne e embora me tenha recusado a fazer o roacutan, a mulher quase me bateu e eu fiz aquilo na mesma. Depois fui ao outro gabinete dela no Saldanha e a "enfermeira" que lá estava (parecidíssima com a da foto) fez-me um peeling, mas antes espremeu-me as borbulhas todas da cara e das costas, tendo aberto algumas a laser, e as lágrimas escorriam-me de dores enqto mordia uma toalha pra nao gritar.
    As borbulhas nas costas nao voltaram, mas as da cara sim.
    E pra cúmulo foi a única vez na vida em que saí à rua com vontade de usar um pano ou máscara em cima da cara depois do ácido. Estive dois dias enfiada em casa e sem me olhar ao espelho!
    Vai ao dermatologista que a Luna te recomendou, tu foge dessa senhora, a sério. Os peelings não te vao tirar manchas, normalmente tem a ver com problemas na pigmentacao ou bactérias que precisam é de antibióticos.
    FOGE!!

    ResponderEliminar
  6. Opa!
    Eu também já tive uma experiência com a Dra. Cochito. A própria.
    Fui com a filha de uma amiga minha, porque a mãe estava fora e a menina à minha guarda e a coisa não correu nada bem! Foi no Campo Pequeno, num consultório asséptico até ao enjoo.
    A senhora é Prada e Bulgari da cabeça aos pés, Tem o mesmo sorriso plástico da que aqui aparece acima e ´tá-se, literalmente a cagar para o que se lhe diz.
    Vai de por a miúda a laser; carissimo, ultradoloroso e ineficaz. 45 kilos de sabonetes, cremes e gel depois, tudo continuava na mesma.
    Pirei-me de lá com ela num instantinho e depois procurei outro, por acaso do IPO, que resolveu num instantinho o que havia a resolver.
    Pira-te daí!

    ResponderEliminar
  7. Meninas, muito obrigada pelas vossas dicas. Sabem que mais? Assustaram-me o suficiente para não voltar a pôr lá os pés.

    Na verdade, o meu problema parece-me uma coisa simples: de vez em quando desponta-me um pêlo no pescoço. E esse pele encrava normalmente, criando uma espécie de borbulhinha e ficando a mancha. Fui percebendo que em cada borbulha que aparecia, alguns dias mais tarde aparecia um pêlo. E a dermatologista diagnosticou-me acne, passando-me um tratamento super agressivo.

    Em Setembro volto a aventurar-me em dermatologistas, mas vou apenas a recomendados. Estejam à vontade para sugerir nomes.

    Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. miuda, se é só um pelo e sempre no mesmo sítio, talvez possas tirá-lo a laser, nao? embora os lasers mais comuns não sejam recomendados em peles escurar, sei que há um especial para peles escuras, é questao de te informares onde há. Como é só um pelo, nao há de ser escessivamente caro fazer o tratamento apenas nessa zona.

      Eliminar
    2. ah, e um site onde podes encontrar toneladas de informaçao sobre produtos para a pele é nestes sites

      http://www.paulaschoice-eu.com/

      http://www.beautypedia.com/

      a tipa é dermatologista e tem a sua própria linha, que obviamente recomenda, mas é honesta nas críticas que faz, com os pros e contras de cada produto, dizendo se é bom e vale mesmo o preço, ou se se pode encontrar a mesma coisa mais barata e com os mesmos princípios activos, e explica tudinho tudinho.

      Eliminar
    3. Não é só um pelo...aparece um aqui, outro além, sempre na área do pescoço. Mas sim, pelo que tenho lido parece que com a depilação definitiva possa dar cabo deles. (estamos a falar de uns 4 ou 5 pelos que nascem aleatoriamente no pescoço e criam borbulha e mancha escura) Depois, claro, vou lá com a pinça e não ajudo à festa. Mas sim, vou pesquisar bem agora no verão...e em setembro trato disso.

      Obrigadaaa.

      Eliminar
  8. acho que toda a gente que teve ou tem acne tomou esses comprimidos
    uma das causas é depressão?
    e os lábios não secam?

    ResponderEliminar

Não desafinem, pode ser?